Connect with us

Politize-se

Partidos terão mais candidatos concorrendo nas eleições 2020

admin

Publicado em

A eleição 2020 traz algumas mudanças importante para os candidatos e partidos. Uma delas é o fim das coligações partidárias para as eleições proporcionais, ou seja, para vereadores e deputados. Essa mudança afeta diretamente a quantidade de candidatos que concorrerão às eleições por partido.

Até a última eleição cada coligação partidária podia lançar a quantidade de candidatos correspondente a 200% do número de vagas disponíveis em cada Casa Legislativa. A partir deste ano, com o fim das coligações proporcionais, cada partido isoladamente poderá lançar candidatura referente a 150% das cadeiras a serem ocupadas. As coligações para as eleições majoritárias, ou seja, para prefeito, governador e presidente continuam sendo permitidas pela legislação eleitoral.

Em Aracaju, por exemplo, a Câmara de Vereadores possui 24 vagas. Pela regra anterior cada coligação podia lançar até 48 candidatos a vereador. Este ano, cada partido poderá lançar até 36 vereadores, o que representa um aumento no número de candidatos concorrendo ao pleito municipal.

Advertisement
Clique para Comentar

Envie uma Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *