Connect with us

Painel Jurídico

Fabrício Castro destaca a valorização da OAB-BA no interior

Publicado em

Eunápolis – Em visita institucional na última quarta-feira (11), o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, inaugurou a nova sede da Subseção Eunápolis, um investimento de mais de R$ 1 milhão, a estrutura é a maior e mais completa do estado. O equipamento conta com uma moderna estrutura e instrumentos que irão beneficiar a advocacia da região, de forma que os advogados e advogadas, exerçam a profissão com maior suporte e melhores condições.

Enfrentando as Dificuldades

“Hoje o advogado já tem muitos serviços on-line, certidão, pedido de inscrição, alteração de sociedade, tudo on-line!”, enfatizou o presidente da OAB-BA. (Foto: Ossivâneo/ê lêlê agência)

Fábio Castro falou sobre as dificuldades que a classe enfrentou durante a pandemia, e como a OAB-BA teve que vencer as críticas internas quanto a isso. Castro também falou sobre o importante papel da CAAB, dando destaque especial ao crescimento dos benefícios assistenciais, e ressaltou em seu discurso a participação da mulher advogada em sua gestão, neste campo o presidente destacou que a OAB Bahia foi muito além, “Quando a gente fala de paridade, é um discurso tranquilo aqui na Bahia, na minha gestão a gente já tem paridade, mas, hoje é lei, hoje é norma, todo o Brasil vai ter paridade. A gente deve isso a Luiz Viana (Vice-Presidente da OAB Nacional) e Daniela Borges (Conselheira Federal da OAB).

Outro ponto destacado por Fabrício foi a implantação da OAB Digital, o sistema que foi implantado durante a pandemia, mostrou a eficácia de uma gestão focada na valorização da classe mesmo em tempos de dificuldades, “Hoje o advogado já tem muitos serviços on-line, certidão, pedido de inscrição, alteração de sociedade, tudo on-line!”, enfatizou Fabrício Castro, presidente da OAB-BA.

Tribunal de justiça vai ter que agora fazer relatórios todo mês de quem atendeu, de quantos atendeu, porque agora vamos poder fiscalizar se ele atendeu ou não atendeu. (Foto: Ossivâneo/ê lêlê agência)

O presidente abordou sobre os juízes que a Bahia empossou, e pontuou o combate a pretensiosidade do sistema judiciário, “Se tem 98 juízes novos pode agradecer a OAB, extinção de comarca, a luta foi da OAB, representações diversas. Está agora acontecendo neste momento uma transformação na questão de prerrogativas que as pessoas ainda não se atinaram, mas nós fizemos uma representação ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que em decorrência dessa representação ao CNJ, para que fosse feita essa correção em todo estado da Bahia. Porque o problema de atendimento, não é um problema individual de A, B ou C, era um problema estrutural em decorrência dessa representação nossa que foi feita a todo tribunal. A corregedoria do estado da Bahia determinou a criação da central de agendamento […]”, o presidente ainda completou dando em primeira mão a informação de que, “ontem (10), aconteceu uma reunião do CNJ com o Tribunal de Justiça, a pedido da OAB. Tribunal de justiça vai ter que agora fazer relatórios todo mês de quem atendeu, de quantos atendeu, porque agora vamos poder fiscalizar se ele atendeu ou não atendeu! É assim que se enfrenta o poder judiciário, é com eficiência, não é com discurso vazio, é com eficiência”, destacou Fabrício Castro.

Eunápolis

Alex Ornelas, Conselheiro Estadual da OAB Bahia. (Foto: Ossivâneo/ê lêlê agência)

O presidente reconheceu em seu discurso que em Eunápolis ocorreram muitas transformações, apontando que desde a gestão de Alex Ornelas, onde o então presidente da Subseção promoveu os interesses da sociedade e da advocacia de forma inovadora e democrática, marcando a chegada de um novo tempo para o município e região, “Da mesma forma que Luiz Viana foi um motor de transformações na OAB, aqui em Eunápolis o motor foi você (Alex Ornelas). Você fez uma gestão que eu conheço de perto, vir nascer a sua candidatura e depois a sua gestão, que mudou o patamar da advocacia de Eunápolis, uma gestão disruptiva, aberta, atenta aos problemas da sociedade e aos problemas da advocacia. Em tudo Eunápolis sempre participou demais, escola, caixa, os eventos da Ordem. Você (Alex), foi um grande presidente”, disse Fabrício sobre a importância do atual conselheiro estadual da OAB-BA, Alex Ornelas, à advocacia regional.

Cidadão Eunapolitano

Presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, recebendo título de cidadão eunapolitano. (Foto: Ossivâneo/ê lêlê agência)

Ainda em sua passagem por Eunápolis, Fabrício Castro foi contemplado com o título de cidadão eunapolitano, um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade, o presidente ressaltou que, “A gente quando faz o serviço voluntário, quando busca a servir, a gente não busca para receber homenagens, mas são homenagens que falam fundo na gente. O reconhecimento da câmara de vereadores não foi para mim, foi para a advocacia da Bahia, foi para a importância da advocacia da Bahia, e foi para o reconhecimento que Eunápolis tem dá importância da advocacia da Bahia”.

 

Advertisement
Clique para Comentar

Envie uma Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *