Connect with us

Notícias

“Trovíssimas”, novo livro de Almir Zarfeg, concorre a prêmio da UBE-RJ 2021

Publicado em

O livro mais novo do poeta e jornalista baiano Almir Zarfeg é uma homenagem aos 40 anos do Movimento Neotrovista Capixaba (1980/2020) e concorre ao “Prêmio Luiz Otávio”, na categoria trova, do Concurso Internacional de Literatura da UBE-RJ 2021 para livros editados em 2020.

Estamos falando de “Trovíssimas”, que saiu pela Lura Editorial e apresenta mais de uma centena de trovas. A obra é prefaciada pelo poeta e músico carioca Luiz Gilberto de Barros, mais conhecido como Luiz Poeta.

“O livro é uma singela contribuição da minha parte à trova, forma poética popular e bela que fala diretamente à alma da gente”, disse Zarfeg à reportagem.

Zarfeg é membro correspondente fundador da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (ACLAPT) e, por isso, revolveu reunir as “trovíssimas” que compôs entre os anos de 2019 e 2020 num livro homônimo.

A professora e youtuber Iara da Rós

“O substantivo ‘trovíssima’ é uma invenção minha, uma vez que o grau superlativo é próprio dos adjetivos. Enfim, mantenho as rimas e a métrica, mas me permito viajar nos temas e nas homenagens que dedico às pessoas queridas que aparecem no livro”, argumentou.

Tem de tudo no “Trovíssimas”: amor, pandemia, política, futebol, literatura, amizade e uma boa pitada de erotismo.

O livro continua sendo bem recebido e Zarfeg tem compartilhado essa receptividade toda nos stories, do Facebook, publicando fotos enviadas por leitores com exemplares da obra.

O contista e editor Toni Ramos Gonçalves

Esta semana o poeta foi pego de surpresa com duas trovas musicadas pelo cantor e compositor ClauduArte Sá, que vive há décadas nos Estados Unidos.  Os textos foram dedicados à amiga e autora Elane Botelho.

Veja a obra sendo recebida pelos trovadores capixabas aqui.

Ouça as trovas musicadas por ClauduArte aqui.

Advertisement
Clique para Comentar

Envie uma Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *