Connect with us

Notícias

Novo golpe usa nome da Receita Federal e pode causar muitos prejuízos financeiros para as vítimas

Publicado em

Eunápolis – Em uma cidade que depende do comércio e dos serviços as pessoas devem ter o máximo de cuidado com os golpes.  A Receita Federal acaba de identificar um novo golpe que usa o nome da instituição e, portanto, todo cuidado é pouco.

A nova falcatrua utiliza uma notificação falsa, que exige o pagamento do IOF para desbloquear empréstimos em instituições financeiras.

Só lembrando que o IOF é o Imposto sobre Operações Financeiras, câmbio e seguros ou títulos mobiliários. O IOF deve ser pago exclusivamente por Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e cabe à instituição financeira que concede o crédito fazer o procedimento.

Agência da Caixa Econômica na R. Dom Pedro II, centro de Eunápolis. Novo golpe usa instituições financeiras e Receita  Federal (Foto: Matheus Barbosa/ê lêlê agência)

Mas, segundo as informações da própria Receia Federal, a vítima recebe uma carta alegando que o crédito ou financiamento será desbloqueado somente com o pagamento do imposto. Na correspondência há dados bancários para depósito e uma assinatura falsa.

A Receita Federal não fornece dados bancários para o recolhimento de tributos federais via depósito ou transferência.

A redação do Painel em Pauta averiguou junto ao site da Receita Federal que as denúncias deverão ser feitas junto à Ouvidoria do Ministério da Economia, pela internet, clicando aqui.

Fiquem atentos a:

  • Erros de português
  • Informações confusas
  • Informações incorretas
  • Orientações desencontradas

A Receita Federal ainda informa que os que aplicam tal golpe, passando-se por servidores da instituição, ou qualquer outro órgão Federal, serão investigados e responderão por crimes de estelionato, falsidade ideológica e de identidade, além de danos causados à imagem da instituição e aos servidores indevidamente envolvidos.

 

Da redação com informações da Receita Federal