Connect with us

Notícias

Novas funções do PIX prometem facilitar ainda mais a vida dos usuários

Publicado em

Além de caixas eletrônicos e agências bancárias, as pessoas terão outra forma de sacar dinheiro. Essa possibilidade também será oferecida pelo Pix em estabelecimentos comerciais onde os clientes compram, como lojas, padarias e supermercados. Pix Saque e Pix Troco são novos produtos da Agenda Evolutiva Pix definida pelo Banco Central.

Para sacar dinheiro por meio dessa ferramenta, o cliente só precisa ler o código QR para enviar o Pix para a instituição de forma dinâmica semelhante ao Pix comum. Mas, neste caso, a loja irá transferir o valor total da Pix para o cliente em dinheiro. No Pix Troca, as dinâmicas são semelhantes. Os clientes fazem compras e usam Pix para pagar, mas o valor é maior do que os bens ou serviços. A instituição reembolsa o valor excedente em dinheiro.

O chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Ângelo Duarte, informa: “O benefício mais palpável é para o cidadão. O cidadão tem uma alternativa a mais para ele fazer o serviço de saque. Por mais que você digitalize, os pagamentos de operações vão ser feitos através de numerário [em dinheiro], isso acontece nas economias mais digitalizadas. E você dá o conforto e a conveniência para o cidadão ter ali perto da sua residência, do seu trabalho, no seu percurso da casa para o trabalho, no local onde ele faz as compra do dia a dia, um local onde ele pode fazer o saque”.

“Em relação ao comércio, a gente identifica um conjunto de benefícios muito expressivos com a possibilidade de ofertar desse produto. Num primeiro aspecto, o aumento do fluxo de clientes, ou seja, as pessoas, precisando realizar um saque, vão entrar naquele estabelecimento comercial e vão também poder aproveitar a sua necessidade de realizar um saque e, eventualmente, adquirir o que o comércio oferece na sua dinâmica tradicional”, disse o chefe da Gerência e Gestão e Operação do Pix do Banco Central, Carlos Eduardo Brandt.

As operações do Pix Saque e o do Pix Troco iniciam em 29 de novembro.

Advertisement
Clique para Comentar

Envie uma Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *