Connect with us

Notícias

Até 29 de agosto, acontece o 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Publicado em

Desde a última segunda-feira (23) até o próximo domingo (29), seguem as atividades do 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). Como em 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus, neste ano o evento se dá de maneira virtual.

“Este ano, assim como em 2020, nosso evento é totalmente on-line e gratuito, graças ao apoio dos nossos patrocinadores”, disse o presidente da Abraji, Marcelo Träsel, na abertura daquele que é considerado o maior evento jornalístico da América Latina.

Ele agradeceu a todos que contribuíram na organização do evento, como funcionários da associação, colegas de diretoria e fornecedores, bem como as pessoas que enviaram sugestões de mesas, palestras e oficinas para a elaboração da grade. Ele destacou o momento marcado pela pandemia, que impôs grandes obstáculos para a apuração de notícias, colocou os profissionais em risco e levou muitos jornalistas à morte.

Por fim, Marcelo Träsel lamentou a degradação da democracia na atualidade, protagonizada pelos ataques do presidente da República, Jair Bolsonaro, à imprensa e aos profissionais da notícia. “Desde a redemocratização, nunca vivemos um momento marcado pelo medo do retrocesso e da ruptura como este. Infelizmente os ataques à imprensa só vêm aumentando. São discursos estigmatizantes, ofensas, agressões e intimidações através de meios jurídicos ou econômicos, até mesmo tentativas de assassinato”, lamentou.

A programação do primeiro dia do evento seguiu com uma entrevista com o senador e presidente da CPI da Covid, Renan Calheiros, comandada pela jornalista Flávia Oliveira. As atividades seguiram, de modo virtual, com informações sobre o Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados; o Projeto de Jornalismo no Facebook; as Iniciativas de Notícias do Google; a Nova Parceria entre Abraji, Google e Pinpoint; os Modelos de Negócio para uma atividade em transição: publicidade programática; a Imprensa na mira dos governos: jornais perseguidos no Paquistão e em Hong Kong, dentre outras temáticas.

“Eu participei do Congresso de 2020, na versão on-line, e gostei tanto que resolvi repetir a dose em 2021”, afirmou Almir Zarfeg, poeta e jornalista baiano radicado em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia.

Zarfeg acrescentou que, uma vez inscrita, a pessoa poderá ir assistindo aos vídeos de acordo com a sua disponibilidade de tempo. Acessando pelo menos 70% do conteúdo, dentro de um mês, terá direito ao diploma. Isso para quem não é associado à Abraji, já que os associados têm um prazo bem maior para ver os conteúdos.

“Nós nos encontramos num momento delicado e desafiador, que um encontro dessa magnitude sempre nos acrescenta algo novo, do ponto de vista humano ou tecnológico, fazendo de nós profissionais mais preparados para os desafios do novo normal”, finalizou o jornalista.

Advertisement
Clique para Comentar

Envie uma Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *