Connect with us

Notícias

Academia Teixeirense de Letras realiza sessão solene no próximo dia 24; veja programação

Publicado em

A Academia Teixeirense de Letras (ATL) vai realizar sessão solene no próximo dia 24 de setembro, a partir das 19h, no auditório Francistônio Pinto, na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas-BA.  Por causa da pandemia do novo coronavírus, este será o único evento acadêmico aberto à comunidade em 2021.

“A sessão acadêmica terá número reduzido de público e, além do mais, serão observadas todas as medidas de prevenção, como distanciamento, uso de álcool em gel e de máscara”, informou o presidente da instituição literária e cultural, Athylla Borborema.

A sessão solene será dividida em dois momentos distintos. O primeiro será marcado pela premiação dos vencedores da 5ª edição do Prêmio Castro Alves de Literatura, com entrega de troféus aos primeiros colocados e medalhas aos segundos e terceiros colocados, bem como as menções honrosas. Serão concedidos certificados de participação aos demais.

“Por conta da pandemia, tivemos apenas a versão interna do prêmio, ou seja, apenas os acadêmicos puderam se inscrever nas categorias conto, crônica e poema”, esclareceu o presidente.

Os membros da comissão organizadora e comissão julgadora também serão homenageados com diplomas e medalhas. Os acadêmicos Almir Zarfeg e Athylla Borborema cuidaram da organização do certame e, por outro lado, coube às professoras Aline Nascimento e Iara da Rós, bem como aos poetas Maurício de Novais e Rodrigo Starling e ao contista Toni Ramos Gonçalves avaliar os textos inscritos.

O segundo momento da cerimônia será dedicado à memória de Ramiro Guedes da Luz, jornalista e acadêmico falecido no mês de junho deste ano em virtude de complicações da diabetes. Ele era titular da Cadeira 7 da ATL e, com seu passamento, será declarada a vacância do assento pelo presidente Athylla Borborema. Assim que a Diretoria Acadêmica publicar o Edital de provimento de cadeira, os autores teixeirenses interessados poderão se candidatar à cadeira deixada pelo saudoso jornalista, cronista e poeta.

A programação ainda conta com uma homenagem especial aos 30 anos da publicação da 1ª edição de “Água Preta”, livro de poemas que marca a estreia de Almir Zarfeg na literatura brasileira em 1991.

“Todos e todas estão convidados para este que será, sem dúvida, um evento acadêmico inesquecível”, convidou Athylla Borborema.

 

Na imagem em destaque, no topo da matéria: Athylla Borborema, presidente da ATL (3º sentido horário), ladeado por confrades e confreira

 

 

 

 

 

 

Advertisement
Clique para Comentar

Envie uma Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *