Connect with us

Cidade em Pauta

Série especial destaca a importância econômica e cultural das feiras livres em Eunápolis

Publicado em

Eunápolis – As feiras livres sempre fizeram parte de nossas vidas, seja para quem trabalha ou para quem compra seus produtos. É com toda certeza uma parte significativa da nossa cultura.

É difícil imaginar alguma cidade, um lugarejo ou um povoado que não tenham uma feira. Elas são essenciais para levar produtos da zona rural para as nossas mesas, muitas vezes sem atravessadores, dando a oportunidade de consumir mercadorias de qualidade e possibilitando que muitas famílias tirem seu sustento desse tipo de negócio.

A feira livre é também uma festa cultural. São personagens caraterísticos e carismáticos, gêneros peculiares de cada região e que moldam as pessoas como povo. Cada região tem uma maneira de organizar a feira, cada lugar tem seus cheiros e suas especificidades. Ir à feira é mais que fazer compras  – é também se divertir.

A feira é muito importante para a economia local. Esses indicadores econômicos costumam não perceberem sua real significância e receberam pouca atenção e incentivos dos gestores. Mas para a população são fundamentais pela riqueza que é.

Feira do bueiro ou Mercado Dona Alzira. Importância econômica e cultural.(Foto: Ossivâneo/ê lêlê agência)

25 de Agosto

As feiras livres no Brasil existem há muito tempo, e 25 de agosto de 1914, que é uma data que se tornou importante para rememorar a primeira feira livre organizada como conhecemos, evento aconteceu no bairro Santa Efigênia, na cidade de São Paulo, virou referência. 20 anos depois a data foi oficializada pela prefeitura paulistana. Já em 1984 a Lei nº 492, que rege os direitos e deveres das feiras livres em todo território nacional, ratificou essa data.

Esse dia é especial, pois é um reconhecimento, não só às feiras, mas também aos homens e mulheres que vivem nesta festa que são esses locais que tanto nos encantam. São frutas, legumes, farinhas, carnes, roupas e tantos produtos e tantas histórias que uma data fica pequena para tão grande homenagem.

Feira do Juca Rosa em Eunápolis -BA. (Foto: Ossivâneo/ê lêlê agência)

Série especial sobre as feiras livres em Eunápolis

O site Painel em Pauta realizou uma série em homenagem às feiras livres na cidade de Eunápolis, que tem três feiras tradicionais: a feira do Pequi, a do Juca Rosa e a do bueiro, oficialmente chamada de Mercado Dona Alzira.

Foram entrevistadas pessoas que, para você que é morador da cidade de Eunápolis ou da região, já foi atendido por uma destas pessoas. Seja com um sorriso no rosto, com uma demonstração de carinho ao explicar como se faz tal alimento. Ou deu risada com as frases de efeito vindas das barracas, tipo “mulher bonita não paga, mas também não leva” ou “é só agora, é só agora depois passou”.

A série Feiras livres eunapolitanas: da diversidade a economia popular,  publicada em três episódios será disponibilizada aqui no site e nas redes sociais do Painel em Pauta.