Connect with us

Cidade em Pauta

Prefeito Betão tem contas 2019 aprovadas pelo TCM, com destaque nos altos índices alcançados na educação.

Publicado em

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), analisaram e aprovaram com ressalvas as contas relativas ao exercício de 2019, do prefeito de Lajedão, Humberto Carvalho Cortes. A sessão que foi realizada por meio eletrônico nesta terça-feira (03), destacou que Betão respeitou todos os índices constitucionais, com investimento dos recursos específicos na manutenção e desenvolvimento do ensino municipal.

Lajedão, Bahia. Foto: Ossivâneo (ê lêlê agência)

Na análise e julgamento das contas de 2019 do município de Lajedão, foi assinalado que o prefeito Humberto Carvalho Cortes, o Betão, respeitou todos os índices constitucionais, com investimento de 30,55% dos recursos específicos na manutenção e desenvolvimento do ensino, quando o mínimo é de 25%, nas ações e serviços de saúde foram investidos 19,05%, sendo o mínimo de 15%, e os recursos do Fundeb na remuneração dos profissionais do magistério o investimento foi de 71,62%.

Ainda na área da Educação, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB alcançado no município de Lajedão com relação aos anos iniciais do ensino fundamental (5° ano) foi de 4,90, esse índice superou o IDEB do Estado da Bahia, que foi de 4,70. Com relação aos anos finais do ensino fundamental (9° ano), o IDEB observado foi de 3,50, mais uma vez, o índice superou o IDEB do Estado da Bahia, que foi de 3,40.

A gestão do prefeito de Lajedão no interior da Bahia, tem sido destaque e referência na administração pública, levando o município a altos índices de desenvolvimento. Em 2014 Betão realizou um fato inédito na educação do extremo sul da Bahia, instalando ar condicionado em todas as escolas da rede municipal de ensino. Assista a matéria produzida pelo Teixeira News na época: